Sistema TUBELESS

Conheça o sistema Tubeless e descubra suas vantagens, como fazer manutenção e como pedalar sem se preocupar com furos:

  • O que é o Sistema Tubeless
  • Vantagens do sistema Tubeless
  • Como fazer manutenção no Tubeless

TUBELESS

O QUE É O SISTEMA TUBELESS:

TUBELESS:

O sistemas tubeless se assemelha muito ao mesmo sistemas de pneus de carro onde não necessita uma câmara de ar para manter o pneu inflado pois o próprio pneu se torna a câmara de ar .

Na bicicleta o sistema é formado em 4 partes :

AROS + BICO (VALVULA)+ PNEUS + LIQUIDO SELANTE

#AROS:
O aro da bicicleta é preparado com fita especial (FITA ARSTOP), esta fita é instalada na parte interna do aro afim de tampar todos os furos de montagem de raios da roda . ai final da montagem da fita é feito um furo com objeto afiado e pontiagudo para a instalação do BICO (VALVULA).

#BICO / VALVULA:
O bico é padrão PRESTA (FINO) pois é especifico para bicicletas , a instalação do bico é feita pelo furo no aro mencionado acima .o bico é similar a parafuso com um porca , essa porca vai travar por fora do aro e na parte interna o bico há com um borracha de vedação para impedir a saída de ar do sistema tubeless.

#PNEUS:
Existem varias marcas de pneus para bicicleta no mercado , mas os pneu recomendado para sistema tubeless são pneus de Kevlard (sem arame) modelos de pneus kevlard de qualidade já vem com TR (tubeless ready) escrito na lateral do mesmo , GERALMENTE se o pneu é de kevlard ele aceita sistema tubeless mesmo não tendo o TR escrito na lateral . duvidas consulte-nos pelo contato ou consulte seu mecânico de bike.

Pneus com arame não funcionam bem para tubeless, pois tem um TPI baixo e qualidade de construção é mais baixa e barata não sendo compatível com sistema tubeless

#LIQUIDO SELANTE:
O pneu da bike é bem mais fino que um pneu de carro por exemplo, então para fazer um reparo de pequenos furos no pneu é usado um liquido dentro do pneu nosso liquido faz um vedação lateral incrível que impede a saída de ar , o mesmo acontece em furos de até 4 mm , onde o ARSTOP impede a saída de ar do pneus tubeless .

Vantagens do Sistema Tubeless

Vantagens:

#FUROS:
Todo ciclista já sofreu o desconforto de ter o pneu murcho causado por um espinho,arame,vidro ou até mesmo um prego , o sistema tubeless com liquido de qualidade ira selar o furo evitando aquela pausa inesperada no pedal causada por um furo.

#TRAÇÂO:
Ao trabalhar com o sistema tubeless temos a vantagem de trabalhar com um pressão mais baixo no pneu aumentando o campo de contato do pneu ao solo , essa pressão do pneu é definida pelo próprio atletas ,não sendo superior a 40 psi nem inferior a 20 psi , a variável entre esses números é definida pelo terreno e peso do atleta . Essa melhora acontece nas subidas CURVAS em diversos terrenos , sistemas tubeless é incrível!

#BATIDAS DE ARO:
Trabalhar com calibragem mais baixa em sistema tradicional com câmaras de ar de borracha podem se tornar um problema , pois com a calibragem mais baixa pode facilitar as “mordidas de cobra “ ou batidas de aro onde faz um corte único ou corte duplo na câmara de ar ,se tornando inviável pedalar com baixa pressão com sistema de câmara de ar , já com o sistema tubeless pode ser usar baixa calibragem e caso bata o aro o pneu continuara cheio.

#CONFORTO:
Eliminando a câmara de ar do sistema eliminamos 1 camada a mais de borracha , deixando o pneu mais eficiente e com uma leitura de terrenos e absolvição de impacto ainda melhor aumentando significativamente o conforte e pilotagem em cima da bike.

#PESO:
Após a montagem dos sistema tubeless a media de peso que é retirado da bike é de 100 gramas por roda .

#DURABIDADE:
Um sistema tubeless pode rodar por meses e muitos km’s sem nenhum tipo de problema com relação a furos ou cortes .neste tópico recomendamos fazer um verificação de segurança do sistema a cada 3 meses ou 1000 km (o que acontecer primeiro), a verificação ira avaliar o quantidade de selante bem como se há avaria na fita de aro tubeless , e uma boa limpeza na válvula core) se necessário faça os reparos e continue a pedalar sem furos!

Como Fazer Manutenção no Sistema Tubeless

Manutenção:

Reparo:
Em caso de furos ou cortes maiores de 4 mm o liquido ARSTOP não iram vedar por completo, nesses casos recomendamos a instalação de um reparo conhecido como “macarrão”, esse macarrão ira ajudar  para tampar o corte e o liquido ARSTOP iram fazer o restante do trabalho .

Manutenção:
A manutenção do sistema tubeless é basicamente a verificação a cada 90 dias ou 1000 km , ao atingir esses números  abra o pneu para verificar a quantidade de liquido existente no pneu , se necessário complete usando liquido  ARSTOP .

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